segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tudo passa...

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes."
-Autor desconhecido


Sou do signo de peixes - o signo mais bobo do horóscopo. As pessoas de peixes normalmente vivem num mundo paralelo de ilusões e pensam no outro em primeiro lugar. Ao longo da minha vida houve várias situações que pude comprovar isso, muitas vezes esqueci de mim para ver os outros bem. Mas sempre que ocorria algo em que eu me excluía, como um instinto de sobrevivência e vaidade eu buscava uma situação onde eu era o mais importante. É impossível viver dessa maneira. Chega-se um ponto onde não é mais possível tolerar pensar em si apenas em momentos extremos, quer-se pensar em você o tempo todo porque a vida pode acabar e não ter conseguido ser feliz. 

Outra característica de peixes é deixar-se influenciar pelo ambiente. Muitas vezes que passo por meus momentos de depressão nem sempre são por causas próprias. Ter observado alguém próximo que não estava bem, ou outro que estava carente já me fez começar a me sentir da mesma forma. Não que, digamos, a infelicidade do outro tenha provocado a minha, mas sim que o estado dele me fez refletir sobre mim mesmo, e então, percebia que os mesmo problemas me atormentavam. Minha cabeça funcionava a mil e eu afundava no mar da desilusão como um peixe no oceano.

Às vezes você não gosta de uma comida sem nunca ter experimentado, não gosta de alguém por achar o seu estilo extravagante, não gosta de um lugar pelas pessoas que normalmente o frequentam. Você desgosta sem nem conhecer a fundo, não gosta por um estereótipo. Muitos passam uma imagem de si que eles mesmos criaram, uma imagem para a sociedade que muitas vezes não representa a sua essência. É difícil conhecer alguém plenamente se nem sempre demonstra o que realmente é. Torna-se necessário se conhecer para conhecer o outro. Se nem você sabe quem é, como vai saber como são os demais?

A busca do autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a autoestima. Conhecer-se traz controle das emoções e faz com que seja mais seguro de si, mais estável emocionalmente. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo - cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, eliminar alguns quilinhos - quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora. Ficar se criticando, se culpando, se achando errado, não faz bem a ninguém. Para se amar é preciso ter consciência de quem se é de verdade. 

Na minha vida as coisas têm acontecido todas de uma vez e fico perdido sem saber o que fazer. Ela tem passado tão rapidamente que não tenho conseguido acompanhar. Preciso urgentemente de um tempo só meu no qual vou me isolar e me encontrar. Melhor passar um tempo sozinho, se conhecer, ver o seu propósito, do que continuar fazendo as pessoas se afastarem de mim. Quero me corrigir enquanto é tempo, pois ninguém sabe quanto tempo lhe resta.

Um comentário:

Ғelipe Eller disse...

Sabe o mundo de ilusao dos piscianos? Não é preciso sair dele, e o mais interessante é que sendo dos piscianos, ele é moldável - apenas por seus donos. Assuma o controle, transforme-o de acordo com você.
Que post abstrato gostoso de se ler...
Gostei de voce ter falado de signo, curto muito o tema.

Abraço.