domingo, 22 de maio de 2011

Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego


Sempe me senti inseguro quando pensei que teria que passar por um processo seletivo, com dinâmicas e entrevista, quando for ingressar no mercado de trabalho. Pensava no que poderiam me perguntar e se eu conseguiria pensar numa resposta boa na hora, e se eu ficasse nervoso e não conseguisse mostrar quem sou e perder uma boa oportunidade.

Não tenho recordações muitos boas da única entrevista que fiz, que foi quando tentei entrar na empresa junior do meu curso. Como um meio de me preparar pesquisei alguns sites na internet sobre carreira profissonal que mostravam as principais perguntas e as respostas esperadas, o modo de se comportar e o que deveria ser evitado. No começo da entrevista fiquei nervoso e tudo o que eu tinha pensado em fazer acabei não fazendo.

Como um meio de me preparar melhor para essa situação que vai ser inevitável na minha vida, nesse fim de semana participei de um curso preparatório para entrevistas de emprego. A psicóloga era ótima tirou muitas dúvidas. Mostrou como se deve fazer um currículo e o que o mercado valoriza num candidato, o que merece destaque e o que você deve enfatizar quando se apresentar.

Voltei pra casa super animado e bem mais tranquilo depois desse curso. Mas agora fui refletir o quão idiota são essas entrevistas. Acaba que todo mundo vira um robozinho pra passar e pegar o emprego. As pessoas tem que ser todas padronizadas ou não vão ter uma oportunidade. Ou você se "prepara" adequadamente e dá as respostas certas da forma que eles esperam ou você está fora.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Festa de Homossexuais Passivos em Viçosa nunca mas!


Não é de hoje que venho me decepcionando com as festas gays de Viçosa. Há muito tempo que não rola uma festa boa por essas bandas. Sempre que anunciam uma nova eu penso em não ir, mas vai chegando perto da data e sem alternativa acabo optando por ir pra balada em vez de ficar sentado em casa comendo e vendo TV.

Sábado passado fui à E-Volution. No cartaz de divulgação prometia-se um Gogo Boy maravilhoso e música perfeita. Claro que eu bobo acreditei. Chegando lá, nada de Gogo Boy e sim uma bichinha vinda diretamente de Ponte Nova (aquela bicha caricata que deve dar show na praça da cidade) vestida de mulher que dançou e cantou ao som de "Eu sou Ryca"; e a música só foi melhorzinha quando um dos três Djs tocou. A festa até que não estava um desastre total porque tinha gente bonita e o sítio era legalzinho. O foda mesmo foi pra chegar lá, já que não conseguimos a van na ida, e pra voltar nem se fala - sufoco - sem van, e os celulares não funcionavam por falta de sinal.

A maior parte dessas festas daqui têm sido assim, um desastre. Em sítios localizados na puta que pariu, DJs péssimos e cada vez mais vazias. Podem anunciar quantas forem que não animo mais. Só volto a ir nessas festas se voltarem a ficar boas como já foram há tempos atrás.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tudo passa...

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes."
-Autor desconhecido


Sou do signo de peixes - o signo mais bobo do horóscopo. As pessoas de peixes normalmente vivem num mundo paralelo de ilusões e pensam no outro em primeiro lugar. Ao longo da minha vida houve várias situações que pude comprovar isso, muitas vezes esqueci de mim para ver os outros bem. Mas sempre que ocorria algo em que eu me excluía, como um instinto de sobrevivência e vaidade eu buscava uma situação onde eu era o mais importante. É impossível viver dessa maneira. Chega-se um ponto onde não é mais possível tolerar pensar em si apenas em momentos extremos, quer-se pensar em você o tempo todo porque a vida pode acabar e não ter conseguido ser feliz. 

Outra característica de peixes é deixar-se influenciar pelo ambiente. Muitas vezes que passo por meus momentos de depressão nem sempre são por causas próprias. Ter observado alguém próximo que não estava bem, ou outro que estava carente já me fez começar a me sentir da mesma forma. Não que, digamos, a infelicidade do outro tenha provocado a minha, mas sim que o estado dele me fez refletir sobre mim mesmo, e então, percebia que os mesmo problemas me atormentavam. Minha cabeça funcionava a mil e eu afundava no mar da desilusão como um peixe no oceano.

Às vezes você não gosta de uma comida sem nunca ter experimentado, não gosta de alguém por achar o seu estilo extravagante, não gosta de um lugar pelas pessoas que normalmente o frequentam. Você desgosta sem nem conhecer a fundo, não gosta por um estereótipo. Muitos passam uma imagem de si que eles mesmos criaram, uma imagem para a sociedade que muitas vezes não representa a sua essência. É difícil conhecer alguém plenamente se nem sempre demonstra o que realmente é. Torna-se necessário se conhecer para conhecer o outro. Se nem você sabe quem é, como vai saber como são os demais?

A busca do autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a autoestima. Conhecer-se traz controle das emoções e faz com que seja mais seguro de si, mais estável emocionalmente. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo - cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, eliminar alguns quilinhos - quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora. Ficar se criticando, se culpando, se achando errado, não faz bem a ninguém. Para se amar é preciso ter consciência de quem se é de verdade. 

Na minha vida as coisas têm acontecido todas de uma vez e fico perdido sem saber o que fazer. Ela tem passado tão rapidamente que não tenho conseguido acompanhar. Preciso urgentemente de um tempo só meu no qual vou me isolar e me encontrar. Melhor passar um tempo sozinho, se conhecer, ver o seu propósito, do que continuar fazendo as pessoas se afastarem de mim. Quero me corrigir enquanto é tempo, pois ninguém sabe quanto tempo lhe resta.